
Embora as perspectivas artísticas – produzidas por projeções cônicas - resultem em desenhos realísticos, mais aproximados daquilo que o olho humano vê, não servem para o Desenho Técnico porque contém deformações perspectivas que dificultam o registro e transmissão das medidas e proporções exatas de um objeto.


Com três pontos de fuga – quanto mais próximo estiver o olho do observador, maior será a deformação perspectiva. A figura mostra o mesmo objeto visto de diferentes distâncias: muito próximo (imagem esquerda), próximo e média distância (imagem direita).

As perspectivas Cavaleira e Isométrica usadas em Desenho Técnico resultam de projeções paralelas que não contém deformações nas relações de largura, altura e profundidade. A rigor pode-se dizer que seus Pontos de Fuga estão no infinito.
Pode-se dizer que a perspectiva Cavaleira é uma perspectiva com um ponto de fuga localizado no infinito. Da mesma forma, a perspectiva Isométrica é desenhada como uma perspectiva com três pontos de fuga também localizados no infinito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário