quarta-feira, 28 de março de 2012

O que são perspectivas?


   








   












 Perspectivas são desenhos ou imagens que procuram representar, em duas dimensões, os objetos na sua tridimensionalidade, como nós os vemos.
    Assim como as vistas ortográficas, uma perspectiva é o resultado de uma projeção - cônica ou paralela -, na qual se posiciona o objeto de forma que a imagem final se aproxime da realidade, normalmente buscando a maior riqueza de detalhes possível.
    A seqüência de imagens acima resulta uma perspectiva pela rotação do objeto em torno dos eixos coordenados, a partir da vista de frente. A primeira rotação é feita em torno do eixo X e a segunda, em torno do eixo Y. Note que as arestas paralelas do objeto real continuam paralelas na perspectiva porque foi utilizada a projeção cilíndrica que tem os raios de projeção paralelos entre si.
  As perspectivas podem, então, ser formadas pela mudança de posição do objeto em relação ao observador ou pela mudança de posição do observador em relação ao objeto.
  Elas podem ser cônicas ou paralelas (também chamadas cilíndricas).
A perspectiva cônica (resultado de projeções cônicas) produz a imagem mais real que podemos ter, com um, dois ou três pontos de fuga1, ou seja, os pontos para onde as retas que contém as arestas convergem. É dessa forma que nós enxergamos. As perspectivas artísticas geralmente são perspectivas cônicas.


A perspectiva cônica resulta de uma projeção cônica, na qual há uma convergência dos raios refletidos para um ponto chamado de fuga (nesta figura, o ponto de fuga é o olho do observador que se encontra a uma distância finita do objeto).










 A perspectiva cilíndrica ou paralela resulta de uma projeção que tem os raios refletidos paralelos entre si (convergência no infinito. Nesta perspectiva, considera-se que o observador - e o ponto de fuga - encontram-se no infinito.
  Ponto de fuga são pontos virtuais no espaço para onde as linhas ou arestas de largura, altura e profundidade dos objetos parecem convergir.


Na perspectiva desenhada com um ponto de fuga, as linhas de profundidade convergem (fogem) para um ponto que representa a posição do olho do observador nos eixos X e Y.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário